Dia 13/10 foi marcado pelo DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO e eu vi algumas publicações de pacientes metastáticas falando sobre ressignificar o conceito que temos sobre CURA ou VITÓRIA, quando falamos da jornada da paciente oncológica. Me peguei pensando nas tantas vezes que já respondi a questões como: “Você tem metástase? Mas está curada, né?!”
“Nossa, você tem metástase? Mas então é leve?”
“Você tem metástase?
E agora???”
“Nossa, você com metástase?
Mas você está tão bem, nem parece!”
Perguntas e comentários que não são feitos por mal, quase sempre por pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com essa realidade de se conviver ou ser uma paciente oncológica.
Com isso, já me acostumei e passei a encarar essas questões de outra forma: como mais uma oportunidade de desmistificar o câncer, principalmente, o câncer metastático.
Mas, ao mesmo tempo, preciso concordar com as oncofriends metastáticas: ouvir de outras pacientes sobre CURA como uma VITÓRIA - como se só a cura (cientificamente falando) fosse o único jeito de se viver feliz e grata nessa jornada – machuca e nos frustra algumas (muitas) vezes.
Não por inveja, não por não ficar feliz pelas pacientes que se encontram em remissão, mas porque nós, pacientes metastáticas, vivemos todos os dias, temos sonhos, fazemos planos e somos felizes ,apesar de nossa vida não ser cor-de-rosa e de não sermos consideradas “curadas”.
O que me deixa feliz? Que temos, a cada dia, mais oncofriens interessadas e preocupadas em nos dar apoio nesse sentido, que andam ao nosso lado quando precisamos trazer uma nova visão sobre CURA que, no nosso caso, é muito mais um sentimento do que um status ou rótulo.
E aqui, nessa foto, trago a “paciente oncológica metastática que não tem cara de doença” para lembrar vocês, que vivem ou não essa realidade, de terem um pouco mais de empatia e cuidado em conversas e discursos tão delicados e que precisam ser feitos de forma responsável.
E que a informação venha a todas para sempre aumentar essa rede de apoio, uma rede de força e amor. 🩷