Atividades
Notificações
Tags

Nenhuma notificação

Favoritos
VOLTAR

Já ouviu falar sobre neuropatia periférica induzida pela quimioterapia?

Já ouviu falar sobre neuropatia periférica induzida pela quimioterapia?
MARI ANJOROSA
out. 9 - 1 min de leitura
0 17 0

👉🏻Já ouviu falar sobre neuropatia periférica induzida pela quimioterapia?

✔️A NPIQ é uma condição definida pela degeneração ou disfunção dos nervos periféricos em seu trajeto da medula espinhal até a periferia, podendo ocasionar alterações motoras, sensitivas ou autonômicas. É a complicação neurológica mais comum do tratamento antineoplásico e afeta aproximadamente um terço dos pacientes submetidos à quimioterapia com taxanos (paclitaxel e docetaxel) e a oxaliplatina, utilizadas frequentemente nos tratamentos para câncer de mama, ovário, pulmão e intestino. Estima-se que de 30% a 40% dos pacientes tratados com quimioterapia vão enfrentar esse problema.

✔️Os sintomas são caracterizados por formigamento, adormecimento, dor nas mãos e nos pés; alterações motoras finas; dificuldade de andar e dores musculares e articulares transitórias.

✔️Não há como prever quem irá desenvolver a neuropatia periférica, a gravidade dos sintomas nem sua duração. Nos casos mais graves, o médico poderá reduzir a dose da quimioterapia ou mesmo mudar o tipo de tratamento.

✔️O tratamento da NIPQ é ainda marcado por dados escassos e controversos na literatura. O NCCN (National Comprehensive Cancer Network) recomenda o manejo através do uso de medicações antidepressivas, anticonvulsivantes e opióides.

✔️O tratamento fisioterapêutico inclui o uso de acupuntura, laserterapia de baixa potência, terapia por ondas de choque, eletroestimulação nervosa e o uso da plataforma vibratória.


Conheça o @oncofisio ❤️


MARI ANJOROSA

Fisioterapeuta e Criadora da Comunidade Anjo Rosa, Anjo Rosa

Denunciar publicação
0 17 0

Indicados para você