A montanha russa de emoções desse "mundinho" de rotina médica, que toda paciente oncológica tem, todas nós já conhecemos. Mas o que pouco se fala é que, além disso, essa rotina vem acompanhada de todo um monte de papéis!
Lá vamos nós fazer todos os exames a cada tantos meses... E voltamos para nossas consultas com aquela pilha de resultados impressos para o médico analisar.
É como se cada uma de nós tivesse seu próprio "portifolio".
Cada paciente vai atualizando seu "portifolio" no tempo que o seu médico pede (algumas a cada 3 meses, outras a cada 6). O acompanhamento oncológico exige nosso comprometimento.
Saber organizar tudo isso ajuda muito a nossa vida e a vida dos profissionais que cuidam de nós.
Eu, por exemplo, tenho um envelope para as carteiras de vacinação e cartões das aplicações médicas, que eu chamo de "passaportes da alegria".
Já os exames, eu organizo em pastas plásticas, como aquelas que a gente usava na infânica para colecionar papéis de carta... quem lembra dessa moda?
Pois bem, esses são meus novos "papéis de carta" e, nas pastas, eu coloco basicamente todos os laudos e relatórios médicos dos exames realizados (já estou na segunda pasta, inclusive). Coloco os exames em ordem cronológica e identifico TUDO com etiquetas: nome do exame, se é acompanhamento / pré conduta médica / pré ou pós cirúrgica, e a data da realização desses exames. Junto dos laudos, deixo sempre o protocolo com login e senha, caso o médico precise consultar as imagens.
Mas não existe certo ou errado. Existe o que funciona para cada pessoa.
Isso me poupa um tempo enorme durante a realização dos exames e nas consultas! E eu fico menos aflita, tendo tudo organizado. E só pegar a pastinha e sair para o médico!
Quem aqui também já desenvolveu seu próprio método de organização dos exames de rotina?