Comunidade Anjo Rosa
Comunidade Anjo Rosa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Temporada de exames...

Temporada de exames...
Christiane Berti Valente
jul. 17 - 2 min de leitura
0100

Costumo chamar essa rotina de exames periódicos de TEMPORADA DE EXAMES.

Para mim, é um período em que fico muito reflexiva… Passa um filme na cabeça, me faço um milhão de questionamentos. A gente sempre pensa que poderia ter feito isso ou aquilo diferente!

Penso também em como sou privilegiada, em como a vida ainda é muito boa. Sou grata, e ainda assim, sinto medo, me frustro, fico emotiva, impaciente.

É uma montanha russa de emoções!

Não importa o tipo ou estágio do tumor quando você teve o diagnóstico, se fez alguma terapia intensiva ou não, se passou por cirurgia, se está em estadiamento, remissão... Essa rotina de exames da paciente oncológica é sempre cansativa e angustiante.

Não gosto de escutar “VAI DAR TUDO CERTO" (lembro que no começo eu ficava muito brava quando escutava essa frase em casa, da minha família, e chorava toda vez) porque a gente simplesmente não sabe o que a vida nos reserva. Mas sempre apreciei muito o

"ESTAREI AQUI, NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA". É um outro tipo de conforto, a gente sabe que não vai estar só!

Também não gosto do ambiente hospitalar (laboratórios, exames de imagem, agulha, etc) e isso me gera muita ansiedade.

Não gosto da espera pelos resultados - QUE AFLIÇÃO! Mas me recuso a abrir os envelopes antes da consulta médica porque simplesmente não entendo nada do que está nos laudos (e o Google é a pior fonte de pesquisa nessas horas). Prefiro aguardar meu médico me explicar tudo em consulta. 

Se fico ansiosa até lá? Com certeza! Só que penso que abrir os exames antes, sozinha, não vai me ajudar em nada. 

Então, tento administrar isso da melhor forma: me dou pequenas recompensas nesse período... Um café especial, um almoço, uma caminhada, encontro meus amigos, tiro um dia para mim.

Essas pausas me fazem lembrar de que não é o fim do mundo, que é uma fase... É uma parte chata entre tantas partes boas!

Nós, pacientes oncológicas, muitas vezes não sabemos externar isso e nos sentimos sozinhas. E quem convive conosco também não sabe o que passamos ou sentimos nesses dias.

E é essa loucura toda, mesmo!

Por isso, se cuidem, falem sobre seus sentimentos, se dêem pequenas recompensas. Essa rotina não é fácil, mas pode ser um pouco mais leve.

Muito amor para vocês!


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você