Essa sou eu em 2021. Não faz tanto tempo assim, somente 2 anos, mas às vezes eu me pego procurando a Christiane dessa época, com um sentimento de tê-la perdido para sempre. E talvez a Christiane de 2 anos atrás realmente tenha ficado em 2021.
Há exatos dois anos, novamente em um Outubro Rosa, eu retomava uma rotina desgastante de viagens, consultas e exames atrás de um diagnóstico que explicasse a alteração existente em um exame de rotina.
Há exatos dois anos, fui tomada novamente pela incerteza, me senti sozinha (mesmo com toda a minha família ao meu lado), chorei, tive medo (MUITO medo), sofri por coisas que eu não podia controlar. E rezei… rezei daquele jeito que a gente reza quando se vê sem saída e quer evitar o inevitável, rezei com aquela fé desesperada que a gente só lembra que tem no momento da dor, esquecendo que a vida não tá muito aí para o que você quer. Eu, enfim, aprenderia o verdadeiro significado da frase “seja feita a Sua vontade” e que as coisas acontecem COMO e QUANDO devem acontecer.
Há dois anos, decidi escutar uma segunda opinião para buscar respostas às tantas perguntas que eu ainda tinha. Conheci um profissional que me tiraria da escuridão onde eu me encontrava e abriria meus olhos para novas perspectivas. Alguém que faria eu realmente me colocar em primeiro lugar e lembrar que o poder de decisão sobre a minha vida era MEU e de mais ninguém.
Tive uma reviravolta na minha vida e aprendi que INFORMAÇÃO é PODER… e não só isso, é nosso direito enquanto paciente.
E desde então, busco aprender cada vez um pouco mais sobre essa nova vida.
Desde então, uso a minha experiência para poder vir aqui dizer a cada mulher: ame-se em primeiro lugar, cuide-se antes de tudo. Ao menor sinal, aja rápido. Permita-se sofrer, sentir medo, mas siga em frente ainda assim e busque informação. Não tenha vergonha de perguntar, não se preocupe com o que irão pensar. Peça ajuda.
Lembre-se de que a vida é sua, com as suas escolhas, dia após dia.
O que você está fazendo hoje por você?