Eu sempre fui muito curiosa com tudo. Quando era adolescente, antes da existência da internet (rss), eu pedia enciclopédias de presente para meus pais. Rss...
Só quero dizer que, se você é como eu, vou te contar um pouco como foi minha cirurgia, porque quando fiz, eu queria saber de tanta coisa e só encontrei alento em um comentário no YouTube, de uma paciente que disse como ficou o resultado da cirurgia dela.
Lembrando que esse mundo do câncer de mama é muito extenso e são inúmeras as condições e possibilidades de tratamento. Então, não se preocupe se o método que fará foi ou será outro, pois varia caso a caso.
Minha irmã mesmo, que também teve câncer de mama, fez uma quadrantectomia, pois ela tinha seios maiores e no caso dela foi a melhor opção, pois é menos invasiva que a adenomastectomia.
Eu fiz uma adenomastectomia unilateral com reconstrução imediata, o que significa que fiz toda a retirada da mama (somente as glândulas mamárias, preservando a pele e mamilo) e coloquei uma prótese de silicone logo em seguida, no mesmo procedimento.
No meu caso, que tenho seios pequenos, foi feito somente um corte na dobra da mama, de mais ou menos uns 8 centímetros. A prótese foi colocada atrás do músculo peitoral, já que, como restou somente a pele, a prótese não seria sustentada, então ela é colocada atrás do músculo.
Além destes procedimentos, também fiz a biópsia do linfonodo axilar na mesma operação. No mesmo dia da cirurgia foi feita uma marcação radioativa para ver qual linfonodo era o primeiro a estar conectado à minha mama, então, no momento da cirurgia é feito um corte pequeno perto deste linfonodo, logo abaixo das axilas, e retirado somente ele ou mais alguns (depende muito do caso específico) para ser feita a biópsia.
Tudo correu super bem, graças a Deus tive um pós operatório sem intercorrências, mas fiquei muito assustada em como minha mama ficou! Na primeira semana ela estava muito inchada, com um formato quadrado e estava bem alta. Enfim, fiquei com medo de como iria ficar, mas o tempo foi passando, o inchaço e os hematomas se foram e aos poucos a prótese foi descendo e ocupando o espaço que ficou vazio com a retirada da mama. Também usei por um pequeno período uma faixa normalmente utilizada em cirurgia de prótese de mama que ajuda a empurrar a prótese para baixo e se acomodar no lugar correto.
No final, a prótese desceu super bem, o bico do mamilo ficou ligeiramente apontando para baixo, mas o tamanho do silicone foi tão bem escolhido, que posso usar biquíni cortininha sem dar para perceber muita diferença entre a mama operada e a mama mantida.
Ah, como o conteúdo interno da mama é todo retirado, é comum ter perda de sensibilidade em partes da mama. No meu caso, nas primeiras semanas cheguei a sentir uma extra sensibilidade em alguns pontos (que graças a Deus passaram, pois eram muito incômodos) e nenhuma sensibilidade em outros. Com o tempo a gente se acostuma e nem percebe a falta de sensibilidade.
É isso.
Para você que vai fazer a cirurgia, te desejo toda luz Divina para que corra tudo maravilhosamente bem!
Beijos e abraços!