De todas as qualidades que alguém pode querer, ser paciente (no sentido de ter paciência) era a que eu mais almejei na vida.
Eu era impaciente. Tudo pecisava ser logo, do meu jeito. Mas aí, o câncer apareceu na minha vida, durante a pandemia. E eu não tive outra escolha, a não ser usar a experiência mais avassaladora da minha vida, para construir a qualidade que eu sempre precisei.
Escrevi esse texto no final do tratamento. Escrevi muitos outros que posto sempre no meu blog (clique aqui para ver.
Depois de tudo, paciência.
.
Eu tive que ter paciência para esperar 1 mês e ver se aquela bolinha que eu encontrei na mama não iria diminuir. Depois, tive que ter paciência para esperar o dia do exame.
.
Eu tive que ter paciência para esperar o resultado do exame e mais paciência para esperar o resultado da biópsia. Depois, muita paciência para esperar o que o médico diria sobre o resultado que tirou meu chão.
.
Eu tive que ter paciência para me submeter a mais de 10 exames que vieram na sequência e muita paciência para enfrentar os medos, as angústias e entender que eu teria que percorrer todo o caminho. Não haveria atalhos.
.
Eu tive que ter muita paciência com um dreno que demorou mais de 1 mês pra ser tirado, e para esperar o resultado da cirurgia na areola da mama que parecia que não ia aguentar tamanha intervenção.
.
Tive que ter paciência para esperar o resultado da biópsia da cirurgia e para esperar na sala fria e escura, sozinha, para fazer o pior exame para o meu psicológico: o PETSCAN. E depois tive que ter paciência para esperar mais um resultado.
.
Eu tive que ter paciência para enfrentar os dias de quimio tão longos, os enjoos, as dores, a tristeza, o medo, a falta de apetite, o gosto ruim na boca, a touca que congelava minha cabeça por horas, a queda do cabelo, o sono, a insônia, os palpites, as ideias de tratamento alternativo e o intervalo de tempo para a próxima quimio.
.
Eu tive que ter paciência o tempo todo. E, de fato, era o que eu mais precisava aprender na vida.
.
Uma vez eu vi num filme algo que eu nunca esqueci: quando você pede paciência pra Deus, Ele não te dá paciência. Ele te da oportunidades de ser paciente.
.
Treinei muito. Hoje eu sou outra pessoa. Diferente daquela que começou a cruzar essa ponte. E terei paciência para enfrentar as próximas fases que virão, para ver meu corpo voltar ao que era (ou não voltar) e de para meu cabelo crescer.
.
Não acaba aqui. Serão mais 7 meses de um tratamento e 5 anos de outro. E sabe o que eu vou precisar, além de coragem e apoio? Paciência! Mas agora eu já não preciso me esforçar tanto pra isso!