Meu nome é Mariana Fernandes, casada, sou mamãe de duas bonecas (Giovanna 9 anos e Beatriz 6 anos) que são a razão da minha vida. Sou Fisioterapeuta especializada em Câncer de mama e saúde da mulher. Em janeiro de 2020 (no auge da minha vida e por ironia do destino), aos 35 anos, descobri um nódulo através de um autoexame e fui diagnosticada com Câncer de mama in situ (localizado).
Fiz mastectomia bilateral, Hormonioterapia, e após 1 ano e meio, descobri novamente outros nódulos através de um autoexame. O Câncer voltou mais agressivo e com vários focos na mesma mama.
Passei pelo combo completo: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e atualmente estou fazendo Hormonioterapia. SEMPRE com o sorriso no rosto!
Sobre o fato de ficar careca, o meu médico disse que em duas semanas começaria a cair o cabelo, então eu comecei a me preparar emocionalmente para aquele momento. Tive duas semanas para fazer essa preparação psicológica.
E com as minhas filhas eu fiz a mesma coisa. Falei: "Meninas, a mamãe está muuuuuuuuuito feliz, pq remédio que a mamãe está tomando vai fazer efeito e o cabelo da mamãe vai começar a cair…
sempre muuuito positiva e passando essa leveza pra elas!
Após duas semanas meu cabelo começou a cair e eu resolvi que era a hora de cortar!
Chamei meus pais, marido e filhas e falei: "Hoje é um dia MUITO importante e especial pra mim! É o dia de raspar o meu cabelo que é o PROCESSO DA MINHA CURA"!
Dei uma tesoura pra cada uma e foi uma farra só!!! Elas acharam que eu era uma boneca...😂
https://drive.google.com/file/d/14go38D8-AwpmkfjRoqHHw75USluQFUmC/view
No final, quando elas me viram careca, falaram: "Mamãe, você está horrível !!! E caímos na risada!
Uma coisa importante que eu fiz foi respeitar o espaço das minhas filhas… Pra mim foi super tranquilo ficar careca, mas para elas não foi tão fácil assim…
Elas pediram para eu usar um lenço ou chapéu quando as levo à escola. E eu entendo e respeito isso. Atualmente, estou careca por opção e as minhas filhas pedem pra ficar careca igual a mamãe!❤️
Existem duas formas de lidar com o Câncer: ou você se afunda, ou você encara! E eu estou encarando da melhor forma possível.
Por incrível que pareça, a positividade é o caminho mais fácil que eu encontrei para lidar com a doença!