A químioterapia é algo assustador, você lê sobre efeitos, você lê sobre como aquilo age no seu corpo e simplesmente vai ao hospital no dia agendado para fazer a primeira sessão. Como o seu corpo vai responder só você vai saber quando expor ele a medicação.
Eu fiz 4 sessões de químio descrita como "vermelha", que são as mais comentadas e temidas, é mais 12 sessões de químio "branca", totalizando 16 sessões. O objetivo da terapia era realmente diminuir o tamanho do tumor (inicialmente era de 4,5 cm) para depois fazer a cirurgia.
Na primeira sessão você é orientada com diversas informações e admito que quase entra por um ouvido e sai pelo outro porque sua cabeça está ali a mil por hora com todos os acontecimentos que o seu corpo vai ser obrigado a lidar a partir desse dia. Me senti dentro de um túnel daqueles de trem fantasma onde não sabemos o que vai aparecer quando a próxima luz acender. Ali eu também ouvi que os cabelos poderiam cair após 14 dias da aplicação inicial.
A quimioterapia não doi, não incomoda em nada. Eu tive apenas dor de cabeça durante a aplicação e fui até trabalhar depois da sessão, obviamente passei bem mal no trabalho algumas horas depois e percebi que seria impossível fazer isso nas demais sessões que seguiriam. As 4 sessões vermelhinhas foram iguais em efeitos para mim: enjoo no primeiro dia seguido de extremo cansaço e náusea mais 2 dias, sendo que no terceiro dia eu estava quase que 80% recuperada e já conseguia fazer todas as minhas atividades diárias.
A vida pós químio é super normal pois depois desses sintomas iniciais eu nem parecia que estava fazendo nenhum tratamento, não fossem as injeções para o sistema imunologico que precisamos aplicar por alguns dias depois da infusão. O fator mais determinante nessa fase se dá 14 dias após a primeira dose, eu dentro do box começo a perceber os cabelos se desprendendo da cabeça, e quando esse fenômeno começa nada mais o faz parar.
A queda capilar é determinante! É o que marca a quimioterapia e é o que estampa para todos aos redor o que você está tratando. Você acorda com cabelos na cama, você levanta do sofá tem cabelo também e eu nao fui corajosa de ficar vendo eles despencarem da cabeça não! 2 dias depois raspei a cabeça e admito que no final das contas eu me acostumei fácil com minha imagem sem cabelos no espelho.
Eu fui aquela paciente oncológica que não usava nada na cabeça que não fosse em dias específicos: boné no sol e lenços em festas e eventos, não para esconder nada e sim para proteger do ar condicionado no geral. Me senti muito bem sem nada na cabeça e comecei a apostar em acessórios mais bonitos e looks que me deixassem com uma aparência saudável sempre, costuno dizer que durante todo o tratamento eu nunca pareci aquela paciente oncológica que vemos nos filmes de Hollywood.
Após a queda da cabelo basicamente o que eu fiz foi a contagem regressiva das sessões de químio, nada mais me abalou após esse evento. Graças ao meu metabolismo passei sem maiores efeitos nas sessões de infusão e assim que terminei todas após 45 dias eu fiz a cirurgia de quadrante. O resultado da químio no meu caso foi excelente, no final das contas o tumor for retirado apenas com 0,6 milímetros bem diferente dos quase 5 cm iniciais.
A químio não foi para mim uma vilã e sim uma grande aliada no meu tratamento. Eu brinco que ia para o hospital falando que estava tratando uma gripe e mantinha sempre a minha cabeca com essa ideia, de estar fazendo um tratamento como outro qualquer, isso já desmistificou grande parte da ideia que eu tinha sobre o tema câncer.