Após recebermos o atropelamento do diagnóstico de câncer, mal conseguimos levantar e já vamos pro Google saber exatamente o que temos.
Gente, é a pior coisa que podemos fazer. Mais um turbilhão de informações, de casos, que vão contaminando nossa mente gerando mil fantasias, ansiedade e angústia.
Parem já com isso! Isso não vai ajudar em nada, pelo contrário.
A primeira coisa que precisamos fazer é escolhermos o médico, o oncologista que irá nos tratar. Alguém que você sinta confiança no que ele te diz, alguém que demonstre conhecimento sobre o que está falando. É ele que sabe, é ele que vai conduzir todo o tratamento, é ele que vai tirar suas dúvidas, todas suas dúvidas. Anote tudo o que passa na sua cabeça, todas as dúvidas que irão surgir entre uma consulta e outra. Ele é o nosso Google, só ele que sabe o "nosso" caso. Cada caso é um caso, cada pessoa reage de uma forma, cada tipo de câncer tem um tratamento específico.
Se você, sentiu segurança com ele, é com ele que vc vai conversar, perguntar, tirar as dúvidas. Temos direito a isso, a informação, ao conhecimento do que está se passando com a gente.
Penso que isso é uma das partes fundamentais no nosso tratamento, pois além de estarmos nos informando e entendendo todo o nosso processo, de alguma forma estamos cuidando da nossa saúde mental, que é fundamental pra enfrentarmos tudo que vem pela frente. 💖