Junto ao diagnóstico do câncer, surgem muitas incertezas, muitos questionamentos, inseguranças e medos. Mas, acredito e creio que o sentimento que mais se aflora é a baixa autoestima.
Os efeitos colaterais da quimio são terríveis, por que? Eles não causam a queda de cabelo, inchaço, emagrecimento ou ganho de peso, enfraquecimento e escurecimento das unhas e entre outros efeitos colaterais.
E como não nos sentirmos para baixo, com tantos efeitos em nosso corpo.
Nosso corpo passa por uma transformação que não queríamos, ou seja, somos "obrigadas" há aceitar, e sem questionamentos, pois a quimio é a nossa aliada, nossa melhor amiga durante esse período.
Os efeitos colaterais vão além da quimio, eles começam a surgir no momento do diagnóstico. Perdemos a autoconfiança.
A autoestima vai além da aparência, ela está associada ao nosso emocional.
É por esse motivo, que temos que nos amar, nos proteger e cuidar em especial da nossa mente.
Quando perdermos os cabelos, olhar para o espelho e ver além do exterior, ver o interior. E lembrar, ou melhor, ter a certeza que somos muito mais do que "aquilo" (se é que me entedem).
Vamos colocar a careca para jogo, vamos colocar um lindo decote, vamos nos amar e ter a certeza que todos esses efeitos são passageiros, ou melhor, são os efeitos da nossa cura.
Se você não gostar da careca, use o lenço, faça dele o seu novo "cabelo", ou até mesmo se jogue na famosa peruca. Só não se coloque para baixo.
Se permita viver, sempre respeitando o seu corpo e o seu momento.
Se permita amar, beijar, sorrir, gritar, sonhar... É dessa maneira que teremos e temos que enfrentar essa fase... NOS AMANDO ainda mais.