Olá a todas!
Hoje quero compartilhar algo que ocorreu comigo e escutar de vocês relatos das dificuldades dos processos administrativos dos convênios e laboratórios.
Começando do começo, eu tive câncer de mama há 3 anos, onde precisei fazer uma mastecto radical, tirando toda a mama e bico, além de esvaziamento axilar.
Fiz quimio, cirurgia, reconstrução com grande dorsal, radio e tomo tamoxifeno desde então.
Há algum tempo minha mama teve uma fibrose e endureceu.
E há alguns meses apareceram alguns nódulos duros, que a médica dizia não ser nada grave, mas que com o tempo, eles foram ficando vermelhos e ao consultar o radiologista ele me disse poder ser uma recidiva na pele.
Este é o resumo da parte 1, vamos agora ao que quero realmente compatilhar com vocês.
A masto avaliou e me deu o pedido para uma biópsia.
Meu convênio pede a foto para aprovação. O faço e envio. É aprovada em tempo recorde, no mesmo dia. Ligo no local onde farei o exame e agendo. Envio aprovação e pedido, e recebo a noticia que está errado.
Explico que a médica trabalha naquele local e pediu que o exame fosse feito somente na pele, que não era a core biópsia que ela dizia, que não precisaria de USG, mas ela insiste.
Tento outro local, mas não consigo encontrar um que faça aquele exame específico.
Volto a falar com o laboratório e elas insistem que devo trocar a guia.
Retorno com a médica, que entra em contato com o laboratório e explica a necessidade. Recebo uma ligação que me informa que está tudo certo e que a biópsia estaria marcada para dali 5 dias.
Hoje chego no horário estipulado, entrego os papéis e a recepcionista me fala:
- A senhora tem a autorização da core biópsia?
Explico tudo novamente, falo que não é este exame, mas ela insiste e me fala que sem a autorização correta elas não podem prosseguir.
Respiro profundo! Controle-se!
Falo novamente com ela, mas apesar da educação, ela me informa que não poderá prosseguir.
Vocês sabem o quão desesperador é quando estamos com suspeitas e queremos somente fazer os exames e saber logo o resultado, certo?
Bem, me acalmei e falei com outra pessoa que me explicou que eu poderia tentar trocar a guia, mas teria que me locomover até determinado local e me entregou dois códigos, que deveriam ser usados para a troca da guia.
Eram 10h e a médica ficaria até as 11h aguardando o exame.
Saio em busca da aprovação, chego ao local 15min depois, explico a situação e a atendente prontamente dá inicio ao meu atendimento.
Dez minutos depois ela me chama e me pergunta: a senhora poderia questionar a eles se o código está correto, pois falta 1 digito.
Eu penso: Não é possível!
Ligo no laboratório, a central não tem contato com a recepção. Mando whatsapp, o bot inicia a conversa, passo as informações e logo alguém me atende. Explico toda a história novamente e aguardo. Recebo uma pergunta: A senhora pode enviar a guia por gentileza?
Atendimento padrão seguindo seu protocolo.
Desisto da conversa e aguardo o retorno do convênio se eles conseguirão trocar a guia.
45 minutos depois, ela me entega e saio correndo para ir ao laboratório.
Chego, entrego os documentos, ansiosa para saber se ainda conseguiria fazer o exame e me sinto aliviada quando me falam que sim.
Aguardo mais 1h e sou chamada para a sala.
Na preparação, a médica entra, lê o pedido médico versus a aprovação e fala: Mas não é uma core biópsia, está errado.
Neste momento a única coisa que consegui dizer foi: doutora, isso está uma novela. Já expliquei 1 milhão de vezes, troquei guia, não sei mais o que tenho que fazer.
Ela sae com as enfermeiras e eu aguardo, sem saber se meu exame poderia ser feito.
Para minha sorte, elas concordam em seguir com a extração das amostrar e validar se haveria algo mais a fazer posteriormente.
Espero somente que elas não bloqueiem a entrega do meu resultado daqui 1 semana.
Eu realmente acho que já estamos fragilizadas e que este tipo de desinformação não nos ajuda. O local é um dos melhores da minha cidade, mas entendo que com toda tecnologia, estamos cada vez mais nos afastando do principal: o apoio e acolhimento!
Todas as pessoas daquele local foram extremamente educadas comigo, mas apesar disso, todo sistema e fluxo de trabalho não apoia o paciente, pois eu ainda consegui correr para resolver, mas será que toda mulher que precise conseguiria fazer o mesmo que eu e teria seu exame realizado?
Mas preciso ser grata, pois tenho um convênio, consegui realizar meu exame e agora aguardo o resultado, torcendo para que tudo não passe de um susto e que eu siga para o 4º ano.
E vocês, já passaram por uma situação parecida? Gostaria de ouvir a história de vocês.